Essa sessão contém spoilers!!! Se você ainda não jogou Final Fantasy X ou X-2 e não quiser saber o final da história, não leia =)
"Let's go to the sea, before the sunrise. The city lights go out one by one. The star fade... Then the horizon glows, almost like it's on fire. It's kinda rose-colored, right? First in the sea, then it spreads to the sky, then to the whole city. It gets brighter and brighter, till everything glows. It's really...pretty. I know you'd like it."
"Let's go to the sea, before the sunrise. The city lights go out one by one. The star fade... Then the horizon glows, almost like it's on fire. It's kinda rose-colored, right? First in the sea, then it spreads to the sky, then to the whole city. It gets brighter and brighter, till everything glows. It's really...pretty. I know you'd like it."
—Tidus describing Zanarkand to Yuna
Zanarkand foi uma metrópole localizada no extremo Norte de Spira.
Era uma cidade de com muitas luzes e que nunca dormia. Haviam duas Zanarkands: A real (que foi aniquilada pelo Sin no fim da Machina War contra Bevelle há 1000 anos atrás) e a Zanarkand dos sonhos - Dream Zanarkand - (exatamente igual à Zanarkand original antes de sua destruição, criada das memórias dos cidadãos que faleceram na guerra). Zanarkand foi onde Shuyin viveu. Dream Zanarkand é a cidade onde Tidus viveu.
"A city dead for a thousand years. A city I had to see with my own eyes. The end of Yuna's journey. The last chapter of my story."
—Tidus
Depois de 1.000 anos é conhecida como Zanarkand Ruins (Ruínas de Zanarkand) e é o destino final da peregrinação do Summoner para acalmar a fera gigantesc a conhecida como Sin. Conhecido como um local sagrado pela população de Spira, é pouco visitado, exceto por alguns Summoners e seus Guardiões que provam-se dignos. Repleta de pyreflies, é um refúgio para muitos demônios, incluindo formas zumbi de antigos guerreiros monges que perderam suas vidas durante a Guerra Machina (Machina War). Os pyreflies reagem a memórias e, agindo como uma esfera gigante, recriam eventos de tempos passados. Durante sua jornada através das ruínas, Tidus, Yuna, e seus camaradas testemunham visões de seus antecessores, incluindo Lady Yocun, um Seymour jovem e sua mãe e também Braska, Jecht, e Auron jovens. Ao entrar no Dome e completando o Cloister of Trials, um último desafio aguarda os viajantes: o Guardião Espectral (Spectral Keeper). Quando este monstro for derrotado, Lady Yunalesca saúda o Summoner e seus guardiões e concede-lhes o Aeon Final (Final Aeon), que vem a um preço pesado - o sacrifício do summoner e de um de seus guardiões.
O jogo conta a história de Tidus, estrela do time de Blitzball, Zanarkand Abes. Durante um jogo de seu time, ele é sugado por uma entidade misteriosa e acorda no mar. Resgatado por pessoas estranhas, ele descobre que está 1000 anos no futuro. É revelado a Tidus por uma garota misteriosa da raça de humanos Al-Bhed que a entidade que o atacou é conhecida como Sin.
Quando o barco é novamente atacado ele cai no oceano e vai parar em uma praia, onde conhece Wakka, jogador de blitzball pelos Besaid Aurochs. Ao voltar com ele para a vila de Besaid, descobre que ele é guardião da Summoner Yuna, filha do High Summoner Braska.
Tidus descobre que seu pai, Jecht, um dia foi guardião de Braska e, como esta era a única pista que tinha sobre onde estava, decide seguir Yuna e seus guardiões: Wakka, Lulu e Kimahri. A ele é apresentada a religião de maior número de seguidores em Spira: o Templo de Yevon. Ele tem então a chance de aprender sobre as Fayths, os envios de almas e as próprias conjurações feitas por Yuna. Contudo, uma coisa não lhe é revelada: que a summoner pretende morrer para derrotar Sin e trazer paz ao mundo.
À medida que sua jornada avança, Tidus reencontra Auron, seu tutor, grande amigo de Jecht e um dos guardiões da Braska, que revela a localização de seu pai: Jetch se tornara Sin. Com grande pesar, Tidus continua sua jornada e Auron se oferece para ser guardião de Yuna.
Mais adiante, Tidus reencontra a garota Al-Bhed que o ajudou no mar: trata-se de Rikku, prima de Yuna por parte de mãe. Ela também se torna uma guardiã da summoner, mantendo sua verdadeira natureza como um segredo, pelo fato de Wakka ter um profundo preconceito contra o povo Al-Bhed.
A peregrinação de Yuna é cheia de perigos, principalmente pelo fato de Seymour Guado, um Maester of Yevon (metade humano, metade Guado), tentar aproveitar-se dela para seus próprios objetivos escusos. O grupo chega a ser excomungado da Igreja de Yevon e perseguido como um bando de hereges, mas eles conseguem superar as dificuldades e chegar a Zanarkand, a cidade que, teoricamente, fora o lar de Tidus há mil anos.
Lá, Tidus precisa lidar com duas informações perturbadoras: uma é de que Yuna se sacrificaria ao fim da peregrinação, invocando o Final Aeon; a outra, que ele não era uma pessoa real, mas apenas um sonho do povo de Zanarkand, inteiramente transformado em Fayths.
Por fim, como uma grande ironia, Yuna não precisa se sacrificar: o grupo consegue derrotar Sin e revelar sua verdadeira natureza. Durante toda a história de Spira, a grande fonte de morte era Yu Yevon, o fundador da maior religião do mundo. Contudo, Tidus encontra seu fim: ao enviar todas as almas dos Fayths para o Farplane, Yuna confessa que sempre o amou. Nesse momento, Tidus pula da Airship, e desaparece.
À Yuna resta apenas ter fé e continuar sua nova vida.
Durante a calma Eterna (Eternal Calm), Cid e Isaaru transformaram Zanarkand em uma atração turística, e as pessoas de toda Spira foram visitá-la, apesar de seu status anterior como um lugar sagrado. Yuna e Rikku - Yuna em particular - ficaram muito irritadas, a ponto de afirmarem que era "como transformar as ruínas em um parque temático"
fonte: Wikipedia
O jogo conta a história de Tidus, estrela do time de Blitzball, Zanarkand Abes. Durante um jogo de seu time, ele é sugado por uma entidade misteriosa e acorda no mar. Resgatado por pessoas estranhas, ele descobre que está 1000 anos no futuro. É revelado a Tidus por uma garota misteriosa da raça de humanos Al-Bhed que a entidade que o atacou é conhecida como Sin.
Quando o barco é novamente atacado ele cai no oceano e vai parar em uma praia, onde conhece Wakka, jogador de blitzball pelos Besaid Aurochs. Ao voltar com ele para a vila de Besaid, descobre que ele é guardião da Summoner Yuna, filha do High Summoner Braska.
Tidus descobre que seu pai, Jecht, um dia foi guardião de Braska e, como esta era a única pista que tinha sobre onde estava, decide seguir Yuna e seus guardiões: Wakka, Lulu e Kimahri. A ele é apresentada a religião de maior número de seguidores em Spira: o Templo de Yevon. Ele tem então a chance de aprender sobre as Fayths, os envios de almas e as próprias conjurações feitas por Yuna. Contudo, uma coisa não lhe é revelada: que a summoner pretende morrer para derrotar Sin e trazer paz ao mundo.
À medida que sua jornada avança, Tidus reencontra Auron, seu tutor, grande amigo de Jecht e um dos guardiões da Braska, que revela a localização de seu pai: Jetch se tornara Sin. Com grande pesar, Tidus continua sua jornada e Auron se oferece para ser guardião de Yuna.
Mais adiante, Tidus reencontra a garota Al-Bhed que o ajudou no mar: trata-se de Rikku, prima de Yuna por parte de mãe. Ela também se torna uma guardiã da summoner, mantendo sua verdadeira natureza como um segredo, pelo fato de Wakka ter um profundo preconceito contra o povo Al-Bhed.
A peregrinação de Yuna é cheia de perigos, principalmente pelo fato de Seymour Guado, um Maester of Yevon (metade humano, metade Guado), tentar aproveitar-se dela para seus próprios objetivos escusos. O grupo chega a ser excomungado da Igreja de Yevon e perseguido como um bando de hereges, mas eles conseguem superar as dificuldades e chegar a Zanarkand, a cidade que, teoricamente, fora o lar de Tidus há mil anos.
Lá, Tidus precisa lidar com duas informações perturbadoras: uma é de que Yuna se sacrificaria ao fim da peregrinação, invocando o Final Aeon; a outra, que ele não era uma pessoa real, mas apenas um sonho do povo de Zanarkand, inteiramente transformado em Fayths.
Por fim, como uma grande ironia, Yuna não precisa se sacrificar: o grupo consegue derrotar Sin e revelar sua verdadeira natureza. Durante toda a história de Spira, a grande fonte de morte era Yu Yevon, o fundador da maior religião do mundo. Contudo, Tidus encontra seu fim: ao enviar todas as almas dos Fayths para o Farplane, Yuna confessa que sempre o amou. Nesse momento, Tidus pula da Airship, e desaparece.
À Yuna resta apenas ter fé e continuar sua nova vida.
Durante a calma Eterna (Eternal Calm), Cid e Isaaru transformaram Zanarkand em uma atração turística, e as pessoas de toda Spira foram visitá-la, apesar de seu status anterior como um lugar sagrado. Yuna e Rikku - Yuna em particular - ficaram muito irritadas, a ponto de afirmarem que era "como transformar as ruínas em um parque temático"
fonte: Wikipedia